segunda-feira, 19 de outubro de 2009

DE ONDE VEM A MICARETA???

FOTO DO CARNATAL!!! A MAIOR MICARETA DO BRASIL!!!

MICARETA!!!!


Sabe aquela festa que você ouve chamar de Micareta por que ela recebeu esse nome??? Surgiu mesmo na Bahia??? O que traz de benefícios à sociedade??? Agora você vai saber de onde vem tudo isso, confira abaixo!!!


Uma micareta é o nome que no Brasil é denominado o "carnaval fora de época". O nome micareta deriva-se de uma festa francesa, Micarême, e desde os anos noventa vem se espalhando por várias capitais e cidades brasileiras. Países como Canadá, Portugal e Espanha já realizaram sua micareta.
A maior micareta do Brasil é o Carnatal realizado em Natal, no estado do Rio Grande do Norte, chegando a atrair quase um milhão de pessoas. O maior evento de axé em local fechado é o Axé Brasil realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais. Já a maior micareta indoor - circuito fechado - é o Carnalfenas, realizado no município de Alfenas, Minas Gerais. A maior micareta do estado de São Paulo é o Carnabeirão realizado na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, o evento atrai em média público de 100 mil pessoas todos os anos. A maior Micareta da Região Centro Oeste do Brasil se encontra em Goiânia com o Micarê Goiânia que antigamente era nomeado de Carnagoiânia. O Micarê Goiânia atrai mais de 300 mil pessoas nos três dias do evento. E a maior Micareta da Região Sul do Brasil é o Florianópolis, que acontece todos os anos na cidade de Florianópolis - SC.
Micarême era uma festa que acontecia na França, desde o século XV, em meio ao período de quarenta dias de penitência da Igreja Católica. De origem francesa, a palavra significa literalmente “meio da quaresma”. No Brasil, a introdução da Micarême como festa urbana, ocorreu primeiramente na cidade de Feira de Santana, Bahia.

A HISTÓRIA!!!
Micarême era uma festa que acontecia na França, desde o século XV, em meio ao período de quarenta dias de penitência da Igreja Católica. De origem francesa, a palavra significa literalmente “meio da quaresma”. No Brasil, a introdução da Micarême como festa urbana, ocorreu primeiramente na cidade de Feira de Santana, Bahia.
Somente a partir de 1935, através de um plebiscito feito pelo Jornal A Tarde, houve a mudança do nome para "micareta" que acabou significando, tanto na Bahia, como no Brasil, uma espécie de “segundo carnaval”, que acontecia depois da Páscoa. Jacobina também abandonou o vocábulo anterior, adotando o mesmo do resultado do plebiscito realizado na capital pelo “A Tarde”.
O jornal jacobinense "O Lidador", já na edição de 7 de
abril de 1935, publicava as novidades da capital, acerca da mudança de nome, evocando a todos para participarem do evento: “Despertai, foliões, para o delírio que empolga. Erguei-vos, jacobinenses, em êxtase de alegria e vinde com as “Sertanejas Alegres” festejar o “Bi-carnaval”, “Micareta”, “Refolia”, ou “Micarême” que a 28 do corrente reinará sob louco entusiasmo, espancando tristezas e dissidências. A cousa vai ser da outra vida e não haverá quem resista a tentação.”

FOTO DA MICARETA DE JACOBINA, 1935

Silva (1986) afirma que a data da primeira Micareta foi em 1933, porque este foi o ano de fundação do periódico O Lidador, onde estão registradas as primeiras informações da festa em Jacobina. Para Lemos (1995), “a micareta parece ter-se originada em Jacobina, em 1912, por iniciativa de Porcino Maffei aqui residente, organizando o bloco “As Copas”. Tudo indica que ela se originou em Jacobina, quando Salvador e Feira de Santana ainda não tinham as folias da Micarême”.
“A afirmação de que a primeira micareta do interior da Bahia teria sido em Feira de Santana é uma possibilidade complicada. Conforme pesquisa no periódico feirense “Folha do Norte” não encontramos qualquer referência aos folguedos da micarême […]. Sua primeira grande festa fora de época, ou seja, sua primeira micareta ocorreu somente em 1937. Antes a cidade realizada apenas o carnaval, igualmente à Salvador”. (SANTOS, 2001). A primeira micareta fora do estado da Bahia foi a Micarande, que aconteceu em Campina Grande no dia 21 de abril de 1989.

ECONOMIA!!!


Um dos principais motivos da realização das micaretas é econômico: no período momesco os cachês artísticos e aluguel dos trios elétricos atinge valores muito altos, além de competir com as maiores e tradicionais festas: Salvador, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo, por exemplo. Com a comemoração em outra época não apenas há uma economia na contratação dos artistas e equipamentos, ou a falta de público que prefira os grandes centros - como ainda os artistas e donos de trios também encontram ocupação por todo o ano (algo que não ocorria, até o advento do axé, na década de 1980).

COMENTÁRIO SE JOGA!!!

Axé, trio-elétrico, música bahiana são coisas indispensáveis em uma micareta.
Hoje a venda de abadás é a sensação das micaretas!!!
Se você é um grande baladeiro sabe do que estou falando!!!
Já deve ter ido em alguma micareta do Asa de Águia, Chiclete com Banana, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, entre tantos outros!!!
Sem falar que o lance das micaretas é: "Eu quero mais, é beijar na boca e ser feliz daqui pra frente, PRA SEMPRE!!!!" rsrsrs...

FOTO DA MICARETA EM FLORIANÓPOLIS!!!

Um comentário: